Mídias locativas são um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais, cujo conteúdo da informação está associado a um determinado lugar. Através delas é possível a troca de informação móvel, fornecendo dados dinâmicos sobre um determinado acontecimento ou ambiente, criando novas possibilidades de espaço urbano. São processos de emissão e recepção de informação digital, a partir de um determinado local.
Podemos citar quatro tipo de "Mídias locativas":
- Realidade móvel aumentada: Conhecido tipo de hiperlinkagem, no qual as informações sobre um determinado local podem ser visualizadas em um dispositivo móvel, aumentando a informação em tempo real e de forma mais específica.
- Mapeamento e monitoramento de movimento: Através de dispositivos móveis, é possível um tipo de mapeamento e monitoramento do espaço urbano, podendo assim se construir um percurso específico.
- Geotags: Uma das suas possibilidades é a localização de lugares em mapas mundiais, já que seu objetivo é agregar informação digital em mapas, que podem ser acessados através de dispositivos móveis.
- Anotações urbanas: Utilizando celulares, palms, etiquetas RFID ou redes bluetooth para indexar mensagens (SMS, vídeo, foto) a lugares, tornam-se possíveis formas de apropriação do espaço urbano a partir de escritas eletrônicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário